Formação

O Senhor faz ouvir a Sua voz (Joel 2,11) - Gustavo Rocha

“O Senhor faz ouvir a Sua voz” – Gustavo Rocha 

Para que possamos entender essa passagem de Joel, precisamos adentrar o que acontecia naquela época, ou seja, entrar dentro do contexto daquele povo. Aquele povo de Joel vivia o quê? Uma praga. O povo ali tinha se afastado de Deus e vivia uma praga, a de gafanhotos e também a seca. Então, quando aquela praga foi tomando conta daquele lugar, Joel começou a profetizar porque Deus começou a falar com ele. “O Senhor faz ouvir a Sua voz”. 

Voltai para mim de todo o coração. Porque isso é reflexo de que vocês se afastaram de mim. E os gafanhotos, eles atacavam aquele povo naquilo que era mais precioso para eles. O que era? A sua plantação. Porque aquilo é que os alimentava. Aquilo é o que dava a eles força para o trabalho. 

Era um povo que estava longe de Deus. E, ali, o profeta começa a falar. O livro de Joel é dividido em duas partes. Primeiro: a lamentação e a tristeza do povo. Isso lembra alguém? Muitas vezes, nós. Neste tempo em que nós olhamos a situação das famílias, dos jovens, e pensamos: para onde nós iremos? 

Os valores estão sendo cada vez mais perdidos. O amor parece que está acabando um com o outro. E, hoje, qualquer doença que vem, bate em nós um medo, um desespero, uma angústia, porque nós não sabemos o que vai acontecer. 

Só que existe uma resposta divina, e nós vamos ver como Deus responde. Nós, hoje, vivemos o mesmo contexto que o profeta vivia na época. Nós estamos sendo assolados por uma praga de gafanhotos que estão corroendo a minha alma, a sua alma. Pelas ideologias, pelos pecados, pela moral que está se perdendo, pelas drogas. 

No meio disso tudo, o Senhor é capaz de falar aos nossos corações: voltai. O Senhor está nos mostrando o caminho a seguir. A segunda parte do livro de Joel é a resposta divina. E, neste tempo, nós precisamos estar atentos áquilo que Deus quer falar. É esse caminho de volta que o Senhor faz ouvir sua voz.  

 

Para conferir a pregação completa “O Senhor faz ouvir a Sua voz” (Joel 2,11), acesse:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.