REFLITA

Você se considera criativo?

Criatividade é uma habilidade humana a ser exercitada. Seja criativo!

Ser criativo, para mim, sempre foi sinônimo de ”ser como o MacGyver”, aquele “herói” da TV. Lembro-me de assistir ao programa dele na minha adolescência. Era impressionante o que ele conseguia fazer com pasta de dente, fita adesiva multiuso e duas tachinhas. Ele os transformavam em um hidroavião com autonomia de voo para dois continentes.

O heroico MacGyver era um misto de Indiana Jones com o professor Pardal; e, em nada parecia-me com ele. Porque era um adolescente tímido, quase acanhado, com desempenho escolar medíocre e sem nenhum talento reconhecido.

O tempo passou e percebi que quando falamos de criatividade, estamos na verdade, nos referindo ao “mito da criatividade”, o gênio criativo. Você já deve ter ouvido que Mozart ouvia todas as notas de uma sinfonia em sua mente, de uma vez só, então, as escrevia da forma mais rápida que podia. Há uma carta em que o próprio Mozart descreve dessa forma o seu processo criativo. Mas, não era bem assim! Nessa história existe um único problema: a carta é falsa. Isso já foi provado pelo biógrafo de Mozart, Otto Jahn; e, mesmo assim, ela reaparece de tempos em tempos nos livros sobre criatividade. 

Ela sobrevive porque apela para uma visão romântica do momento “Eureka”, onde a criatividade é um momento místico e transcendental, reservado a poucos seres humanos. No entanto, basta uma breve reflexão para percebemos que estamos cercados num mundo criativo, fruto da Criação de Deus. 

E a criação musical?

É grande a tentação em olharmos para um artista “pop” consagrado e seu último sucesso como sendo resultado de uma sensibilidade especial e “iluminação”. Mas, peguemos o caso do cantor Ed Sheeran : ele foi indicado ao Grammy como artista mais bem sucedido comercialmente, no Ocidente, durante o primeiro trimestre de 2017.

Ele conta em seu livro “Uma Jornada Visual” que no período em que estava em turnê, com a cantora americana Taylor Swift, compôs em 7 meses: 120 canções. Ele diz que seu primeiro álbum oficial foi resultado de mais de 6 anos testando canções com públicos diversos, pois compôs 70 músicas e dessas gravou 12 músicas. As canções compostas (se comparadas com as que foram gravadas) resultam numa média de 6 composições a mais.

Criatividade é uma habilidade humana a ser exercitada; não só num período da nossa vida artística e profissional  ou apenas em uma área da nossa existência. Como somos criados à imagem e semelhança de Deus, assim como Ele, nós temos a capacidade para sermos criativos em nossos atos, pensamentos e sentimentos.

 

Veja mais:

::Como saber se a canção é uma inspiração de Deus?
:: Confira novo lyric vídeo: Diante de Ti fugirão

 

Augusto Cezar

Músico da banda DOM, compositor, escritor de 3 livros, professor e palestrante. Não sou nada do que realizei. Fui e sou tudo o que amei e amo. Além disso, não sou mais nada. www.augustocezarcornelius.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.