FORMAÇÃO

Assumir os dons de Deus

Assuma os dons que Deus lhe deu em prol da evangelização

Muitas vezes, somos enganados pelo inimigo que nos faz viver uma falsa “autopiedade”. Vivemos reclamando da vida em meio aos pequenos problemas diários, diminuindo-nos e negando os dons que o próprio Senhor nos deu e dá.

Todos nós, membros de congregações, comunidades novas e da Renovação Carismática, por vezes deixamos de assumir a experiência do encontro pessoal com Cristo e da efusão do Espírito Santo. Ficamos aguardando “grandes” manifestações, enquanto os detalhes da evangelização se perdem.

No início da sua primeira carta aos Corintios, São Paulo nos diz: “(…) chamado a ser apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus (…)”.

E ainda:

“(…) Nele fostes ricamente contemplados com todos os dons, com os da palavra e os da ciência. Assim, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, não vos falta dom nenhum”.

Assumir os dons de Deus

Hoje, meu convite a você, meu irmão e irmã, é assumir que a escolha é de Deus, é graça d’Ele. Assim como você nasceu com essa cor de olhos, esse estilo de cabelo, essa altura, Deus também lhe deu características espirituais que são presentes, são dons. Tenho aprendido que a profecia só se cumpre na vida de alguém, quando esse alguém assume e corre atrás dela.

Se você, ministro do Senhor, depara-se com o sentimento de incapacidade ou de indignidade, eu quero lhe dizer: de fato você é incapaz e indigno por si só; mas quando há o chamado, é o Senhor quem o capacita e utiliza instrumentos frágeis para demonstrar seu poder.

Independente do que você faz na sua comunidade, saiba que o seu seguimento é vontade de Deus, sim! Deus quis e quer, então, assuma! Se já recebeu a efusão do Espírito Santo, você é portador de todos os dons. Claro que, um ou outro se manifestam com mais facilidade, mas sabemos que assim como os dons naturais são aperfeiçoados à medida que os praticamos (tocar violão, pintar, etc.), assim acontece com os dons espirituais. Portanto: assuma-os!

Assuma o que é seu, o que Deus lhe deu, pois “o chamado e os dons de Deus são irrevogáveis”. Como diz uma linda canção, “abraça o que é teu, permanece fiel, luta sem desanimar!”

Eu assumo. E você?
Deus o abençoe!


Emanuel Stênio

Emanuel Stênio nasceu em Martins (RN) e é consagrado na Comunidade Canção Nova desde 2006. Atua como cantor católico, compositor, pregador, apresentador de TV, locutor de rádio e escritor. Atualmente, faz parte do ministério Amor e Adoração.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.