Formação

Músicos: dar testemunho da fé através da música

Padre Roger Luis nos fala sobre como dar testemunho da fé através da música

Quando Jesus escolhe a barca de Pedro, ele diz: “De hoje em diante, tu serás pescador de homens”. Ali, naquele chamado, mesmo com a insegurança de Pedro, Deus o escolhe. Naquela noite em que Jesus pergunta quem os discípulos achavam que Ele era, Pedro responde: “Tu és o Messias, o filho de Deus”. Esse foi o encontro pessoal de Pedro com Jesus. Você consegue encontrar, na sua história, o seu encontro pessoal com Jesus? Hoje, Jesus nos questiona: Quem sou eu pra você?

A resposta de Pedro foi inspirada por Deus. Foi uma profissão de fé, algo concreto, de alguém que sabe que é pequeno diante do Senhor. Por isso Jesus responde: “Tu és pedra, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Usar essa fé, esse dom de Deus, como alicerce para a Igreja. Nesse momento, Jesus confirma aquele primeiro chamado que fez a Pedro.

No seu chamado, no chamado que Jesus fez a você, existe uma eleição, uma fé, uma segurança. E você precisa dar testemunho da fé. Declarar essa fé que deve se fortalecer a partir do seu chamado.

O que Jesus estava vendo em Pedro? O que Jesus vê em você? Jesus escolheu quem ele quis. E no próprio evangelho, nós podemos ver os vacilos de Pedro. A humanidade de Pedro falou mais alto do que aquela fé que ele professou antes. E mesmo assim, ele continuou sendo o escolhido, o alicerce da Igreja.

Nós precisamos ter em mente que somos escolhidos e deixar que Deus trabalhe no nosso coração. Nós precisamos entender que não é o nosso vacilo, mas a escolha de Deus que precisa prevalecer. Dar testemunho da fé precisa prevalecer.

São Paulo diz que é aprovado só aquele que o Senhor recomenda, não aquele que se recomenda a si mesmo. Você foi recomendado pelo Senhor ou recomendou-se? Você foi escolhido ou escolheu-se? Se você foi reprovado por algum homem, não se perturbe, confie, foi o Senhor que o recomendou, e na hora certa a aprovação d’Ele vira.

A música tem crescido muito na nossa igreja, e eu quero honrar aqueles que já se desgastaram e são exemplos para os que estão chegando. Mas eu preciso dizer a você, que você tem uma missão profética como músico católico: fazer a nossa fé conhecida, dar testemunho dela e fazer com que ela seja aderida pelos corações através da sua canção e da sua musicalidade.

Nós recebemos de Deus a tradição de cantar a escritura e, com o poder e a potência que a música tem, alcançar os corações que foram destinados para o seu ministério. Não desista! Busque em Deus o profetismo que Ele tem para a sua musicalidade dentro da Igreja católica. Não tenha medo de colocar-se diante do Senhor, de aprofundar-se na fé, na Doutrina e na Tradição da Igreja, para que você cante o testemunho dessa fé.  

A sua missão profética dentro dessa musicalidade que Deus lhe deu é atrair as pessoas para a Igreja. O Papa Bento XVI disse que a Igreja não faz proselitismo, a Igreja trabalha por atração. E a sua responsabilidade como músico católico é fazer ecoar aquilo que o Papa Paulo VI disse, que nós precisamos atrair para o seio da Igreja as pessoas que gostam da nossa canção.

A Igreja é onde devemos estar. O lugar do ensinamento seguro, onde não vamos nos desviar daquilo que é o projeto de Deus para a nossa vida e para toda a humanidade. A Igreja e esse sacramento universal de salvação.

Outra coisa importante que precisamos vigiar como músicos católicos é o nosso testemunho de vida. Os músicos precisam dar testemunho da fé através da música. A autenticidade da sua vida e do seu testemunho. Paulo VI diz ainda: “Acreditais verdadeiramente naquilo que anunciais? Viveis aquilo em que acreditais? Pregais realmente aquilo que viveis? […] O testemunho da vida tornou-se uma condição essencial para a eficácia profunda da pregação”.   

Deus confiou um ministério a você, cuide dele, mas cuide também da sua vida de oração. Cuide da sua intimidade com Deus, deixe essa fé ser edificada cada vez mais a partir do relacionamento pessoal com Jesus, comprometimento com a palavra. Na sua fragilidade, na sua limitação, na sua humanidade, Deus escolheu você. E hoje Ele está orientando você pela palavra, para que tenha um ministério frutuoso. 

 

Transcrição adaptada. Para conferir a pregação completa acesse:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.