Formação para músicos

Música e Perdão

Sinto de partilhar, aqui, com você, o que veio ao meu coração, após participar da Santa Missa do Sábado antes do 1° Domingo da Quaresma, no Santuário do Pai das Misericórdias, na Canção Nova.

O Evangelho fala do chamado e da conversão de Levi, que depois será chamado de Mateus. E Jesus, por ser criticado pelos “judeus” da época, diz que “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores” (Lc 5,31-32). Todo chamado de Jesus é para a nossa conversão.

Interessante perceber que, a soberba dos fariseus impediam que eles reconhecessem a Jesus como o Filho de Deus, que veio ao mundo para nos salvar, para nos libertar da condenação do pecado. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, mas os seus não O acolheram como tal.

E você? Acolhe a Jesus como seu único Salvador e Redentor? Você acredita e professa que Ele, Jesus, é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo?

Todo aquele que ousa cantar o nome de Jesus, a Glória do Senhor, deve antes professar com a sua vida, ou seja, com o corpo, alma e espírito que realmente crê no Filho de Deus. “Todo aquele que crê em mim terá a vida eterna”. Pois se assim não for, não canta para servir a Deus e anunciar o Seu Reino Glorioso, mas sim por outros motivos pessoais.

Nosso Ministério é um serviço. Nós cantamos para servir a Deus, nos servirmos d’Ele, e servirmos nossos irmãos.

Reconhecer-se

Se você é do time dos que realmente acolhem a Jesus como único Salvador, o primeiro passo de cada dia é reconhecer-se pecador. Para isso, podemos, por exemplo, ao fim do dia, fazer um bom exame de consciência à luz dos 10 mandamentos da Lei de Deus, o que nos ajudará a verificar se temos ou não pecados graves, nos decidirmos firmemente por confessá-los o mais rápido possível, pois, se com eles morrermos, não teremos a vida eterna. Esta é a nossa Fé: ou nos rendemos ao Cristo Jesus que veio para nos salvar, ou não teremos a graça necessária para adentrarmos ao Céu. Por esse motivo, a Igreja recomenda “confessar-se ao menos uma vez por ano”, no período Quaresmal, para que possamos viver a Semana Santa em estado de Graça. Isso não quer dizer que só precisamos nos confessar uma vez por ano, não é esse o conselho, a recomendação da Igreja.

A confissão dos nossos pecados se faz necessária quando nós reconhecemos que temos um pecado mortal. É preciso buscarmos com muita humildade e com um coração contrito a nossa Reconciliação com Deus. Ele não se cansa de nos buscar, de manifestar o seu Amor por nós, e fez de maneira sublime ao enviar o Seu próprio Filho para morrer na Cruz por nós.

Não é justo dizer que amamos a Deus e não fazermos a nossa parte que é tão simples: colocar-se diante do Sacerdote, confessar nossas misérias, e sair dali liberto, renovado, lavado pelo Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, e recomeçar. O Confessionário é o único tribunal onde entramos culpados e saímos absolvidos. São João Paulo II diz que “o verdadeiro cristão é aquele que cai 1000 vezes, e levanta 1001”.

Uma Santa Quaresma a todos nós!

Márcio Todeschini

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.