Formação para Músicos

O seu ministério precisa ser luz na vida das pessoas 

 O seu ministério precisa ser luz na vida das pessoas 

Padre Edilberto Carvalho 

 

Não podemos viver uma vida medíocre, uma vida mais ou menos. Ainda mais o músico, que é chamado a estar à frente, na frente da batalha. Não podemos viver no comum dos homens. Nós não podemos viver o comum dos homens, daqueles que vivem distantes do Senhor. 

Nós precisamos ser diferentes, o nosso olhar precisa ser diferente. O nosso falar, o nosso cantar, o que escrevemos, a nossa pregação e, principalmente, a nossa vida. O nosso viver no ordinário do dia a dia. Não podemos continuar os mesmos. Escolhidos, consagrados pelo Senhor, não podem ser iguais ao comum dos homens.

Confira a Formação para Músicos: “Nosso ministério precisa ser essa luz a iluminar a aurora da vida das pessoas”, com Padre Edilberto

Talvez, o teu ministério estava aos trapos, no chão, na lama. Talvez, a tua vida e o teu ministério. O Senhor te chamou não para a lama, não para o fundo do poço, mas para ser diferente. Você é um escolhido, um consagrado. 

Não jogue fora o seu ministério nem o deixe ser pisoteado por todos, ainda mais pelo mundo, por satanás que quer, sim, pisotear o seu ministério e ainda jogar estampado os nossos erros e fracassos. Não deixe, pois nós somos sal, nós somos luz. 

As pessoas precisam saborear as nossas canções

Somos cheios desse amor apaixonado pelo Senhor. E nada sacia a nossa fome, mas nós queremos mais, queremos mais Deus. As pessoas precisam encontrar, na nossa pregação, nas nossas canções, esse sabor que faz desejar, a todo momento, o sabor de Deus.

As pessoas precisam saborear as nossas canções, as nossas pregações e ter sede e fome de Deus. Quanto mais escutarem as canções, as pregações, mais sede e fome de Deus, de procura de Deus.  

Existe um grande perigo das trevas, de cada vez mais irem invadindo as nossas realidades, o nosso ministério e ficarmos como aquelas lâmpadas que vão escurecendo. Não tinha aquelas lâmpadas que iam escurecendo aos poucos? E aí, nós olhávamos: “olha, daqui a pouco, vai queimar”. 

Meu irmão e minha irmã, e se você perde o ministério? Talvez, quem aprendeu um instrumento não desaprende a tocar. Pode ficar meio enferrujado, mas não desaprende. Quem aprendeu a cantar, não desaprende. Pode ficar meio enferrujado, tem que treinar mais. Mas podemos perder a unção, e quando a unção se esvai, já era. 

 

Meus irmãos, não deixem as trevas irem, sorrateiramente, invadindo, porque nós podemos perder a unção.

 

Músico católico, lembre-se de que pessoas irão te seguir, e isso é normal. Seguiam João Batista, seguiam os apóstolos, seguiam Paulo. Isso é normal. As pessoas vão seguir, mas a luz não é sua, lembre-se, é de Cristo. Para as pessoas que te seguem, mostre quem é a luz. “Eis o cordeiro de Deus, eis Aquele que tira o pecado do mundo”. Não sou eu! 

Não sou digno nem de desamarrar as sandálias d’Ele. Ele é o Cordeiro. As pessoas vão nos seguir, mas mostrem quem é a luz. Mostrem quem é o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Que o Senhor cresça e nós possamos, cada vez mais, diminuir.

 

Nós devemos ser Cristo em todos os lugares

Nós devemos ser Cristo em todos os lugares, “alter Christus”. E você, músico, também. Em todos os lugares, não só no momento em que estamos cantando na celebração eucarística, no momento de um show, no momento do encontro. Não! É em todos os lugares! Nós somos a linha de frente. 

O músico vai não para cantar, mas, como eu disse, para profetizar. É profecia. E quando nós tomamos posse que nós somos profetas, entendemos que somos só boca, a palavra é Cristo. O teu olhar, músico, deve ser o olhar do Cristo. É Cristo que encanta. 

 

Não queira encantar com o seu dom, com a sua beleza, com a sua voz.

 

O nosso olhar, ao cantar, ao tocar, precisa ser o olhar de Cristo. Talvez você pense que é só a voz, a música, o tocar. Não! O teu olhar, o teu cantar pode salvar se for o olhar de Cristo. A voz de Cristo salvava: “Vem e segue-me”. Mateus pulou da coletoria de impostos a partir de uma pequena frase: “Vem e segue-me!”. Pedro, André, Tiago, João, “vem e segue-me”. 

Quando abrirmos a boca, que a nossa boca seja a boca de Cristo. Ao olharmos, que seja o olhar de Cristo. Jesus amava e transformava pessoas com um simples olhar.

Deus vai fazer muito mais por meio de cada ministro de música. Nas paróquias, dioceses, nos encontros, nas celebrações eucarísticas, haverá poder de Deus agindo. Músico, se você for tudo aquilo que Deus tem pra você, você incendiará o mundo com o poder de Deus.  

 

Para conferir a pregação que inspirou esse conteúdo, acesse este link.

 

Transcrição e adaptação:

Suelen Barros
Conteúdo Digital

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.