Formação

Advento, tempo de conversão - Padre Bruno Costa

Advento, tempo de conversão – Padre Bruno Costa

 

Preparando o nosso coração para o natal. Advento tempo de espera, tempo de esperança. Tempo de conversão, tempo de mudança de vida. Ao decorrer desses dias, assim como nós vivemos com tanta intensidade a Quaresma, que nos leva para a semana maior, precisamos também viver o tempo do Advento, que nos leva para o cumprimento de uma promessa. 

O início é o Nascimento de Jesus. A Paixão, Morte e Ressurreição, é a concretização da promessa. Por isso que Advento também precisa ser vivido com toda a intensidade. O desejo de conversão, o desejo de vida nova. Confiando cada vez mais que o nosso Deus, que é fiel, jamais falhará. Por isso, tempo de conversão.

O nosso Deus não é homem para mentir. Promessas se cumprem, o que cabe a nós é sermos fiéis; o que cabe a nós é não desviarmos o olhar; o que cabe a nós é confiar, nos lançar, mesmo que não tenhamos o entendimento completo. 

Quantas coisas em nossa vida, que nós vivemos no dia a dia. Quantas incertezas. Quantas coisas batem a nossa porta, mas cabe a nós confiar. Nesse Deus que já nos livrou; nesse Senhor que na cruz morreu para nos salvar. 

Por isso é preciso renovar a esperança, renovar a nossa fé, abrir o nosso coração, essa manjedoura, que é o nosso coração, para que Ele possa nascer. Para que essa esperança possa se multiplicar. Para que a graça aconteça na nossa vida. Neste tempo de conversão.

É preciso abrir o nosso coração para a graça de Deus. É preciso abrir o nosso coração para que as graças aconteçam, as bênçãos se multipliquem. Abrir o coração para que o Senhor possa habitar verdadeiramente. Por amor a Deus, é preciso oferecermos verdadeiramente esse perdão, essa vida nova. 

Não nos deixando jamais ser seduzidos pelas situações, pelas incertezas, e até mesmo pela incredulidade que quer bater a nossa porta. É no Senhor que eu confio e nada temo. E não podemos temer. E se a nossa porta bater o medo, se a nossa porta bater a angústia, se a nossa porta bater a desconfiança, é preciso lembrar que o Senhor já nos livrou. 

E assim vamos exaltar o Senhor e renovar a nossa fé. É preciso que Deus nos dê a graça do querer, aí sim. Quando acordar já peça a graça do Espírito Santo. Peça a graça do Espírito Santo que nos impulsiona, que nos leva a viver cada dia não como mais um. Com o coração aberto, entendendo as nossas limitações, que somos miseráveis, mas na certeza que já não somos nós que vivemos, é o Cristo que vive em nós.

Quando nós dizemos eis-me aqui, aqui estou Senhor, para a tua graça, para a tua bênção. Realiza assim o que Tu queres, faz conforme a Tua vontade. É um desafio, meus irmãos. O que cabe a nós é confiar. O que vai ser, como vai ser, não. Eu preciso fazer a minha parte. Querer que seja um ano novo. E ano novo só acontece com coisas novas. Tempo de conversão.

E em Cristo a novidade acontece, porque é Ele quem faz nova todas as coisas. Pela ação do Espírito, com o coração aberto, desejando mesmo que a palavra se cumpra. É um desafio. 

O que cabe a cada um de nós é clamar o Espírito Santo que nos impulsiona, que nos dá força, a dizer o sim de cada dia, e renunciar à tristeza, renunciar ao medo, renunciar às incertezas, renunciar até a falta de fé e proclamar: Jesus, eu creio, mas aumenta a minha fé. Não deixe esse advento passar, em nome de Jesus. Não deixe passar o tempo de conversão.

Que esse Advento renove a esperança e que você assuma cada vez mais. Que nós sejamos esse povo, para preparar a vinda gloriosa do Senhor, e definitiva, porque Ele virá e não tardará. Que nós sejamos santos. Que esse Advento nos leve o desejo de santidade. Neste tempo de conversão.

 

Para conferir a pregação “ Advento, tempo de conversão ” completa acesse:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.