SÃO JOSÉ E A CORAGEM CRIATIVA

“Se, em determinadas situações, parece que Deus não nos ajuda, isso não significa que nos tenha abandonado, mas que confia em nós com aquilo que podemos projetar, inventar, encontrar”. Os momentos de exigência extrema nos levam a tocar em uma capacidade de ação que é despertada, justamente, a partir das dificuldades.

São José, na sua confiança em Deus, demonstra bem isso, mesmo sem ter recebido um plano detalhado do que era preciso que ele fizesse e de como fizesse, somente com uma direção que lhe foi dada em sonho, ele cumpre com a sua missão, submetendo as suas atitudes a Deus em vista do bem maior: a proteção de Jesus e Maria.

Tamanho amor se evidencia na sua postura, pois o amor não mede esforços em se doar e se sacrificar. E o sofrimento é esse grande educador, uma força, não por si mesmo, e sim pela reação que provoca; fortalece e acrescenta as nossas energias a aptidão as mais elevadas virtudes.

Que ao olharmos para São José, possamos tê-lo como referência para nos posicionarmos diante das mais diversas contrariedades. Ele soube fazer das maiores adversidades, oportunidades para confiar e experimentar o amor de Deus. Pois, a vontade de Deus não nos envia provações senão para o nosso bem, a fim de nos exercitar na virtude e de nos fazer adquirir merecimentos. A partir das provações quantos são os merecimentos e a graça interna que nos estimulam a uma vida mais perfeita! Desapegam-nos do que não é de Deus, purificam a alma pelo sofrimento, fazem-nos desejar o céu e a perfeição que é o caminho para lá.

São José foi um homem profundamente íntimo de Deus. Daí, se compreende que o distanciamento de Deus é a raiz de todo medo que paralisa e desanima. De Deus provém toda condição de permanência e enfrentamento. Somente um homem, de relacionamento íntimo com Deus, pode ser capaz de assumir e bancar com as exigências de um sim a Ele.

É questão de intimidade; a partir dela é que virá toda criatividade e auxílio nas horas difíceis, quando tudo parecer impossível e sem saída. Deus capacita aqueles que ele convoca. Assuma a sua convocação, assim como aquele que assumiu o chamado de ser pai do Salvador e esposo da Escolhida, cheia de graça.

São José, valei-nos!

 

Fagner Mendonça

Missionário daComunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.